“Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, com o tempo os automóveis passaram a aproveitar a energia térmica gerada pela combustão para seu desempenho e durabilidade, passando a dotar de um controle mais estável e preciso da temperatura sob variadas condições de uso, como temperatura ambiente e pressão atmosférica e carga do veículo. Nos automóveis sobretudo nos modernos dotados de gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.” ( Wikipedia)
Você sabe como funciona o sistema de arrefecimento do seu carro?
O sistema de arrefecimento gerencia a temperatura de funcionamento do motor, através da ação do fluido de arrefecimento, que circula entre galerias e componentes, como bomba, radiador e válvula termostática.
No momento em que a partida do carro é dada, vários processos acontecem para que ele comece a funcionar. Para que não ocorram problemas relacionados a este sistema ou para que demais componentes não afetem o carro, é necessário estar com todas manutenções em dia.
O sistema de arrefecimento é um sistema de refrigeração desenvolvido e aplicado para veículos que têm motor do tipo combustão, montado em um ciclo fechado e que contém 7 componentes principais: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha. Com tantas explosões que decorrem da queima do combustível o qual dá “vida” ao motor, as temperaturas nessa parte no veículo são elevadas. Para que nenhum componente derreta e comprometa o funcionamento do automóvel, o arrefecimento entra em ação.
Semanalmente, verifique o nível do líquido no reservatório. Caso esteja muito baixo, pode ter algum vazamento. Recomendamos não abrir a tampa do componente se o veículo estiver ligado ou logo após ter ficado em funcionamento.
Por fim, faça revisões periódicas com seu mecânico de confiança. Assim, você não deixa que algum possível defeito chegue a um ponto crítico.
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