Grande Auto Motor

Troca de óleo

Troca de óleo: O que você precisa saber!

Troca de óleo: A substituição regular de lubrificantes é uma parte fundamental da rotina de manutenção do seu carro. Mas é importante realizar a substituição de acordo com as formações do fabricante do carro para garantir a longevidade do motor.

Qual é o melhor momento para trocar o óleo do seu carro?

Em geral, a substituição é recomendada entre 5.000 e 10.000 quilômetros – ou um ano – por ser a quilometragem média anual.

No entanto, se o veículo for muito utilizado, ou seja, estiver parado no trânsito por muito tempo (situação em que o motor permanece ligado, mas a quilometragem do veículo não muda) ou se faz viagens curtas consecutivas e não há tempo para que o motor atingir sua temperatura de trabalho, o ideal seria reduzir pela metade esse período.

Se em dúvida consulte a documentação técnica do seu veículo ou um mecânico de confiança para saber qual o óleo de motor adequado para o seu veículo. incluindo o tipo e a frequência da mudança.

Qual e que tipos de óleo de motor é melhor para o meu carro?

Como mencionado acima, existem vários tipos de lubrificantes para uso em um motor de carro. Em primeiro lugar, podem ser do tipo mineral, semi-sintético ou sintético.

O óleo mineral é obtido pela extração de componentes do crude – em última análise, uma mistura de vários compostos.

Já os produtos sintéticos, como o nome sugere, são produzidos artificialmente em laboratórios; Com isso, os cientistas podem controlar todas as propriedades do produto final.

Os semi-sintéticos são uma mistura dos dois em laboratório, feitos para equilibrar o menor custo dos minerais com as melhores propriedades dos sintéticos.

Mas esta mistura de lubrificantes de diferentes bases não deve ser realizada. Além disso, o período de substituição não pode ser alterado dependendo do tipo de óleo.

Monitore a qualidade do desempenho

Uma troca de óleo garante que todo o sistema do veículo funcione bem. Isso porque o óleo passa por diversas partes durante o seu uso e com o passar do tempo pode adquirir componentes que comprometem diretamente a qualidade necessária para o bom funcionamento do motor.

Com o tempo, o nível do óleo diminui à medida que vai acabando; mas também está contaminado com subprodutos da combustão do combustível, o que faz com que o óleo perca suas propriedades lubrificantes. Com isso, o óleo fica mais ácido e pode causar desgaste no sistema, o que comprova a importância de uma troca de óleo.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *