Turbo compressor: Quem tem contato com o mundo automobilístico atual (seja através de pesquisas para escolher um carro novo, ou somente porque gosta e acompanha as novidades do mercado , já deve ter se deparado com motores que de alguma forma ficam menores e mais potentes.
Alguns modelos possuem motores com apenas três cilindros. em vez do tradicional de quatro cilindros que estamos familiarizados. É produzido com sistemas de turbo alimentação de “fábrica”, equipamentos que até recentemente só estavam disponíveis em modelos de alto desempenho a preços elevados de mercado.
Para entender esse conceito de “Downsizing” (nome concedido a esse movimento do turbo compressor), primeiro vamos conhecer melhor os motivos que levaram as montadoras de todo o mundo a seguir essa tendência.
A lei sobre veículos com motores de combustão
Ao longo dos anos, foi promulgada legislação para regular as emissões de poluentes dos veículos com motores de combustão interna, o que limita bastante as emissões de CO2 (dióxido de carbono) nos gases de escape.
Essa emissão está diretamente relacionada à quantidade de combustível incendiada durante a combustão, pois quanto maior o motor mais combustível ele precisa para funcionar.
Também é tributável. Alguns países têm impostos mais altos para carros muito poluentes.
OK, já temos um bom motivo, então agora é fácil: vamos extrair os motores maiores de quatro cilindros, e colocar os motores 1.0 de três cilindros, e está tudo bem!
É ótimo, mas não é tão fácil.
Por que um turbo compressor é a solução?
Os motores de combustão interna tradicionais são aspirados naturalmente. Isso significa que o movimento descendente do pistão dentro do cilindro é responsável por “atrair” a mistura ar / combustível para dentro do motor e completar o processo de combustão.
Para entender melhor, imagine uma seringa comum comprada em uma drogaria, segure seu corpo tubular com uma mão e puxar o êmbolo com a outra para enchê-lo de ar. Em um motor de quatro cilindros como a mesma coisa. Atuaremos com que todos funcionem assim, em momentos diferentes, criando uma sucção contínua, cuja intensidade varia de acordo com a rotação do motor.
Acontece que a quantidade de ar e combustível que este motor naturalmente aspirado recebe é naturalmente limitada pelo tamanho de sua câmara de combustão, bem como sua potencia.
Ou seja, ao reduzir o número e o tamanho dos cilindros, além do consumo de combustível, as emissões também são reduzidas, mas o grande problema é a redução no desempenho pois isso está diretamente relacionado à quantidade de ar e combustível. pode ser liberado para julgamento.
Uma das soluções que os engenheiros encontraram foi justamente desenvolver uma forma de “empurrar” essa quantidade maior de ar para dentro da câmara de combustão, usando o turbo compressor.