Cuidar dos freios do carro é essencial para evitar gastos com manutenção. Embora a revisão preventiva tenha grande papel para manter o bom estado dos freios, há algumas dicas que você pode seguir para aumentar a durabilidade do seu veículo.
Quais são as principais peças do freio?
Para entender como cuidar do sistema de frenagem, é necessário compreender um pouco da mecânica do carro. Os freios são compostos de pedal, cilindro-mestre, cilindros de roda, pistões, pastilhas, tubos de metal e mangueiras flexíveis. Além dessas peças, o fluído também é essencial.
Cuidados com o freio
Evite a frenagem brusca
Às vezes é inevitável, mas o recomendado é, sempre que possível, frear de maneira leve. A frenagem muito brusca pode causar o empenamento do disco, aumentando o desgastes das peças. O freio acaba sofrendo muito na cidade, principalmente naquele tradicional anda e para dos congestionamentos. Portanto, ser sutil no freio é garantia de que a vida útil das peças não será alterada.
A importância do fluído dos freios
Você sabia que o freio tem um fluído? É um óleo que transmite a pressão feita com o seu pé para as rodas do veículo, fazendo o carro parar. Ou seja: ele é muito importante. Um carro com o fluído degradado é um carro com o sistema de frenagem defasado. A troca desse fluído varia de acordo com o modelo do carro, mas está garantida na maioria das revisões — inclusive no plano Jaguar Care.
Ouvidos atentos
Na hora de cuidar dos freios, você nunca deve deixar de ouvir o seu carro. Dependendo do caso, é possível notar problemas no sistema de frenagem ao ouvir um chiado agudo ao frear. Normalmente, isso indica a necessidade de adicionar o fluido de freio. Além do barulho, fique atento à possíveis mudanças na hora de acionar o pedal — se o carro está demorando mais do que o costume para parar, há um problema que deve ser identificado.
Atenção para pastilhas e disco do freio
Além do fluído, outra peça que requer muito cuidado pelo condutor são as pastilhas. Elas são responsáveis por fazer o veículo parar ao entrarem em contato com o disco. O indicado para trocar a peça é quando o material de atrito atingir uma espessura mínima, que normalmente é de 3 milímetros. Como o gasto costuma variar dependendo do estilo de condução e local de uso (cidade, campo e etc), a quilometragem para troca não é sempre a mesma. No entanto, o recomendado é olhar o estado das pastilhas a cada 10 mil km.
Fonte: aguarbrasil.com.br